Sobre

Conheça mais da Metodista Betânia de Taubaté
QUEM SOMOS?

A Igreja Metodista Betânia faz parte da Igreja Metodista que tem definida como origem a data da experiência de John Wesley na Inglaterra em 24 de maio de 1738. Hoje a Igreja está organizada em ministérios e possui a dinâmica das células cujo objetivo é levar ao povo o conhecimento da vontade e da Palavra de Deus.

Entendemos que existimos como Igreja para levar, ou ajudar, as pessoas a conhecerem e andarem com Deus, tendo Jesus Cristo como Senhor. Isto através do discipulado (relacionamentos comprometidos e pessoais) e de uma espiritualidade contagiante (testemunho).

Visão

Levar pessoas a conhecer e desejar andar com Deus, vivendo como Jesus, e fazendo disto seu estilo de vida.

Missão

Testemunhar Cristo através de nossa vida, tornando nossos relacionamentos cotidianos espaços de evangelização. Consolidar e capacitar vidas através do discipulado, fazendo com que cada pessoa se torne um discípulo e discipulador.

UM POUCO DE HISTÓRIA

No ano de 1952, no pastorado do Rev. Argemyro Pereira Toledo na Igreja Metodista Central de Taubaté, a Sociedade Metodista de Homens presidida pelo Sr. Argemiro Manoel dos Santos em conjunto com o Superintendente de Evangelização, Sr. Oscar Calorindo dos Santos deliberaram sobre a criação de um ponto de pregação no Bairro Santa Cruz do Areão. Residente nesse bairro, o Sr. José Ribeiro Filho, membro da Sociedade Metodista de Homens, sede sua casa para a realização do primeiro culto neste bairro, realizado no dia 21 de Julho de 1952.

Após dois meses de reuniões neste mesmo local, o espaço físico havia se tornado insuficiente para os participantes.Então o Sr. Francisco Sales Duarte decide abrigar os cultos em sua residência, até que o Sr. Norberto de Toledo passou a residir no bairro do Areão, percebe que é preciso ampliar o trabalho, o mesmo sede sua residência para a realização dos cultos e percebem p quanto Deus tem abençoado esse trabalho. Organizam então a primeira Escola Dominical contando com a participação de crianças, jovens e adultos provenientes do Bairro, é neste período que eleva-se a categoria de Congregação este ajuntamento de preciosos/as irmãos e irmãs.

Após algumas considerações em Assembléia fica aprovado o dia 29 de Dezembro de 1952 como sendo a data da fundação da Igreja Metodista Betânia. A Congregação progride assumindo a condição de Igreja no dia 29 de Dezembro de 1957, desmembrando-se da Igreja Metodista Central para lançar suas sementes e fazer a missão. No dia 06 de maio de 1962, o nome "BETÂNIA" foi agregado a Igreja Metodista, passando assim a ser conhecida como, IGREJA METODISTA BETÂNIA.

Data em que será celebrado nosso aniversário. No ano de 1961 a Igreja recebeu seu primeiro seminarista, o Sr. Benjamim Garcia de Mattos e no dia 04 de Fevereiro de 1962, é nomeado o primeiro pastor titular para a Igreja Metodista, Sr. Hélerson Bastos Rodrigues, ainda seminarista da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista. Desde essa data nossa amada Igreja já contou com os seguintes pastores: Nelson Lacerda (Pr. responsável pelo fundação da Igreja), Hélerson Bastos Rodrigues, Cláudio José, Benjamim Garcia Bastos, Aristides F.Silva, Hélio Aglio Barbosa, José N. Lemos, Felicio Meltitier, Francisco de Oliveira, Sylvio C.Oliveira, Hélcio Mariotto, Marcos M. Costa, Antônio Augusto Albuquerque Vaz, Miguel Ângelo Fiorini Junior, Cristian Alessandro Silveira Rizos e atual Rubens Fajardo Junior.

HISTÓRICO DO METODISMO MUNDIAL

O movimento metodista teve seu início há quase três séculos, na Inglaterra. Era uma época em que a sociedade inglesa passava por rápidas transformações. Milhares de pessoas saíam da zona rural, que era controlada por grandes proprietários, para procurar trabalho nas novas indústrias das cidades. Era uma época em que o povo vivia na miséria, trabalhando longas horas e só ganhando o mínimo necessário para sua sobrevivência. Neste contexto, de sofrimento do povo e de igrejas alienadas, um jovem sacerdote chamado John Wesley teve sua vida radicalmente mudada através de uma experiência religiosa em 24 de maio de 1738.

Sentindo-se amado por Deus e, desafiado a criar um movimento para renovar a Igreja Anglicana, ajudou as pessoas a conhecerem o amor de Deus e a trabalharem por um mundo melhor. Através de pequenos grupos, Wesley organizou milhares de pessoas em equipes, procurando ser fiel a Deus através de uma vida santificada. Junius Estaham Newman, pastor metodista e Superintendente Distrital, foi o pioneiro da obra metodista permanente no Brasil. O primeiro salão de culto – antes era uma venda – foi uma pequena casa, coberta de sapé e de chão batido. Newman trabalhava com os colonos norte-americanos e pregava em inglês.

Em 1876, a Junta de Missões da Igreja Metodista Episcopal Sul, despertada através da publicação das cartas nos jornais metodistas nos EUA, enviou seu primeiro obreiro oficial: John James Ranson. Dedicou-se ao aprendizado do português para proclamar a boa-nova aos brasileiros.

SUA ORGANIZAÇÃO EM TERRAS BRASILEIRAS

No Sul e Sudeste

A Igreja Metodista foi crescendo no Rio Grande do Sul, em São Paulo, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.

No Norte e Nordeste

No Norte do Brasil, o Rev. Justus Henry Nelson trabalhou por muitos anos fundando igrejas no Amazonas e no Pará.


O Metodismo cresceu bastante no Sudeste do Brasil (Rio de Janeiro e São Paulo), que até hoje são as maiores regiões da Igreja Metodista no Brasil. Durante o período em que esteve no Brasil, o Rev. John James Ransom fundou um jornal chamado "O Metodista Católico" (1886) que no ano seguinte mudou de nome, passando a se chamar "Expositor Cristão". Este nome existe até hoje, é o nosso jornal Metodista.

UMA IGREJA INDEPENDENTE

Como a Igreja cresceu, era necessário que se tornasse independente dos Estados Unidos. Após muita discussão, a Igreja Metodista tornou-se independente em 2 de setembro de 1930, em São Paulo. Elegeu-se o primeiro bispo da Igreja, chamado Willian Tarboux, que era americano. O primeiro bispo metodista brasileiro chamava-se César Dacorso Filho, eleito em 1938.

NOSSA ORGANIZAÇÃO ATUAL

Em vinte anos, o número de metodistas no Brasil teve um aumento expressivo: saltou de 80.061 para 214.715. Crescimento de 268,19%. A Igreja Metodista tem hoje 1038 igrejas, 373 congregações e 400 pontos missionários no país. Os dados são do último levantamento oficial em 2010 e não contabilizam as crianças e os participantes não confessos. Organizados em 8 Regiões Eclesiásticas e 2 missionárias. Fazemos parte da 3ª Região Eclesiástica que abrange as seguintes áreas geográficas: Capital de SP, Grande São Paulo, Vale do Paraíba e Litoral Norte, Região Sorocababa, Litoral Sul de SP e Vale do Ribeira. Temos como lider eclesiástico o Revmo Bispo José Carlos Peres desde o ano de 2012.


PARA DOAÇÕES

Associação da Igreja Metodista
Banco: Banco do Brasil
Agência: 6926-4
Conta Corrente: 368-9
CNPJ: 04.083.369/0061-05

Ministérios

Conheça os membros de nossa igreja.

Administração

Luis Marcelo Rebello Ortiz

Tesouraria

Ari Fernando Martins