LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ - PARTE 2

21/09/2016

Compartilhar:

Texto Bíblico: Lucas 17.20-32

 

Introdução: Ao ensinar acerca do reino de Deus, Lucas deixa registrado estas palavras de Jesus: “Lembrai-vos da mulher de Ló”. Somente Lucas inclui essa observação. Que está relacionada a destruição de Sodoma e Gomorra, e aos dias de Noé. Buscando uma direção de Deus sobre tal orientação para nossas vidas além da desobediência dessa mulher de ter olhado para trás, o que mais deveríamos lembrar dela? Quanto mais podemos aprender com essa palavra?

 

1.     Devemos lembrar da mulher de Ló: Como alguém que não levava Deus a sério em sua vida: Por isso morreu.

            A tragédia da mulher de Ló retrata a maneira que o ser humano de maneira geral vive em relação a Deus. E qual é essa tragédia? É  a tragédia de não levar Deus a sério. Algumas pessoas pensam que Deus está brincando de ser Deus, e que de vez em quando Ele faz uma intervenção aqui, outra ali e que Deus na verdade não tem muito o que fazer. Para uns Deus está sempre pronto para pesar a sua mão sobre o pecador. Para outros Deus não tem muito o que fazer a não ser perdoar pecados.

            Nessa linha de pensamento alguns são tão atrevidos, que premeditam o seu pecado e dizem consigo mesmo: Vou dar uma pecadinha aqui, mas depois eu me arrependo e peço perdão. As pessoas não levam Deus a sério. Deus mandou o anjo dizer: fuja e não olhes para trás, mas o triste fato é que ela olhou pra trás: foi transformada em estátua de sal. Porque? Porque não levou Deus a sério: É preciso levar Deus a sério! Você leva Deus a sério em sua vida?

 

2.     Lembrai-vos da mulher de Ló: Como alguém que conhecendo a vontade de Deus, se preocupou apenas com a sua própria vontade.

            Ela conhecia qual era a vontade de Deus! Abrigou os anjos em sua casa. Eles foram enviados por Deus e revelaram a Ló e sua família o que deveriam fazer. Poderíamos dizer que a mulher de Ló como muitos, não estava pensando na vontade de Deus e sim pensando consigo mesma: essa é a vontade de Deus? Isso já não tem nada há ver... não é bem assim... Isso é muito radicalismo... Ir à Igreja, ler a Bíblia, fazer exatamente tudo o que a Bíblia diz... Acho que estando aqui já estou cumprindo o meu papel religioso e isso pra mim já é suficiente... Deixar a velha natureza... eu gosto da minha natureza...

            Deus disse: - faça isto, mas a pessoa diz: eu acho que eu não vou fazer. Deus dá uma orientação em sua palavra, mas o ‘eu’ prefere tomar a sua  própria decisão, fazer a sua própria vontade. O ser humano, inclusive o crente, tem uma séria dificuldade em levar Deus a sérrio e entender, ou melhor, fazer a vontade de Deus! E quando as pessoas não levam Deus a sério. O que acontece?

 

3.     Lembrai-vos da mulher de Ló:  Alguém que morreu, mas não precisava ter morrido.

            E como foi isto? O ato de olhar para trás, desobedecendo a ordem de Deus, revelou onde, ou no que estava seu coração. Ela estava contaminada com os pecados daquela cidade e quando olhou para trás foi imediatamente transformada em uma estátua de sal.

            "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes e não poucos que dormem." (1Co 11.28-30) Algumas pessoas são assim, vão adoecendo, e então morrem. Deixam de ser uma bênção no Reino de Deus, suas vidas vão sendo tragadas pela ilusão do pecado e a angustia vai tomando conta do seu ser, aos poucos perdendo o temor pela Palavra, o amor por Deus, o amor a Jesus Cristo,  o amor ao Reino, vão perdendo o desejo de estar em comunhão com a Igreja do Senhor... De repente, estão mortas, viraram uma estátua de sal.

 

4.     Tem mais ainda: devemos lembrar da Mulher de Ló como alguém que não acreditou na possibilidade de uma vida melhor ao lado de Deus.

            O fato de ter olhado para trás nos faz pensar que a mulher de Ló não deve ter acreditado que Deus tinha o melhor para sua vida e, portanto, morreu por não acreditar em Deus, na sua Palavra. Por certo imaginava que o melhor (tesouro) estava em Sodoma, onde o seu coração deveria estar. Veja, ela já estava longe das chamas, na montanha, a Caminho da Salvação, no topo da montanha, lá estaria a salvo. Seus olhos se desviaram do Deus, da sua  vontade, não colocou seus olhos no Alto, mas não acreditou na Palavrfa de Deus, na vida que o Senhor lhe daria com sua  familia, e com certeza uma vida muito melhor do que tinham morando em Sodoma. E quantos já estando na Igreja, no Caminho da Salvação, e na hora da provação, ou numa hora de decisão, prefere olhar para trás ao invés de olhar para frente, tira os olhos do Autor e Consumador de nossa fé e coloca os olhos “na vida que deveria deixar para  trás”. Uma ANÁLISE do quadro nos revela que aquela mulher já estava na RETA FINAL e desistiu! Imagine se esta mulher tivesse chegado no topo do monte, teria visto um novo horizonte para a sua vida...

            Você está pensando ou já pensou em desistir? Saiba que Deus está com você, na reta final, portanto não desista, mas corra para o prêmio da soberana vocação que está em Cristo Jesus nosso Senhor!

 

Conclusão: Tem coisas para trás que querem atrair nosso olhar e nos impedir de avançar e tem as que estão à frente que nos movem para o que Jesus tem reservado para nossas vidas. Então, vamos fazer como a mulher de Ló, ou, como o apóstolo Paulo que disse: "... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (Fp 3.13-14).

            O que aprendemos aqui? Deus quer nos premiar. Apocalipse trás uma série de PRÊMIOS que Jesus PROMETE ao que vencer. Vejamos:

 

Apocalipse 2.7 – “... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.”

Apocalipse 2.10 – “... Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.”

Apocalipse 2.11 – “... O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

Apocalipse 3.5 – “O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida.”

Jeremias 29.10 – “Eu é que sei os planos que tenho a vosso respeito diz o Senhor, Planos de paz e não de mal. Para vos dar um futuro e uma esperança.

 

            Deus Faz planos para nós! Como é confortante saber que Deus pensa a nosso respeito. Deus tinha planos para a mulher de Ló, e certamente tem planos para você também! Deus queria dar um futuro pra ela: Um futuro de Santidade. Um Futuro de Salvação, tinha planejado Bênçãos. Mas ela preferiu ficar no seu passado, preferiu ficar presa no seu pecado, e isso a levou a morte, mas não precisava ter morrido.

            O que aprendemos com isso: Deus tem um futuro de benção pra você. Uma vida de Santidade, e o que é que Deus pede de ti? Olhe pra frente. Não olhe para trás. Não queira uma vida onde o Pecado vai lhe tragar.

            A cidade estava perdida: Mas Deus contemplou a família de Ló com a esperança de Salvação. Deus havia planejado a benção pra ela e sua família. Certamente Deus tem PLANOS de bênção para você.

            O que você quer fazer? Quer olhar para Jesus? Então, não olhe para trás. Vamos orar...


Compartilhar: