LEMBRAI-VOS DA MULHER DE LÓ - PARTE 1

21/09/2016

Compartilhar:

Texto Bíblico: Lucas 17.20-32

 

Introdução:

            A Bíblia é um livro cheio de curiosidades. Você sabe qual é o menor versículo da Bíblia? João 11:35 - Jesus chorou. E o segundo menor versículo da Bíblia? É o que Lucas, o médico amado narrou: Lembrai-vos da mulher de Ló”. (Lucas 17.32). Nesse texto Jesus está discorrendo sobre a vinda do reino de Deus. (Lucas 17.20). Ao ensinar acerca do reino de Deus Jesus toma como Ilustração duas histórias bíblicas dos dias de Noé e dos dias de Ló. (Lucas 17:26-30)

 

Um princípio bíblico: Na tipologia bíblica, Arca representa a Igreja o lugar de segurança e Sodoma representa o lugar de Pecado e punição.

 

Aprendemos duas coisas importantes aqui:

1º. Para garantir minha Salvação eu preciso ENTRAR na Arca "Igreja".

            Ao Entrar na Igreja (Corpo de Cristo) Desenvolver uma Vida de Santidade.

 

2º. Preciso SAIR de Sodoma do lugar de "Pecado".

            É preciso ROMPER DEFINITIVAMENTE com o Pecado!

 

            Como o mundo AINDA não foi Julgado, a ORIENTAÇÃO de Jesus CONTINUA valendo para os dias de hoje: Qual é a orientação de Jesus para nós? “Lembrai-vos da mulher de Ló".

            Quem hoje se lembrou da mulher de Ló? Você lembrou da mulher de Ló esta semana? Este mês? Interessante, não é verdade.

            Ao lembrar da Mulher de Ló vamos destacar alguns aspectos da sua personalidade e seu caráter. O que devemos lembrar da Mulher de Ló?


1. Devemos lembrar da mulher de Ló como alguém cuja vida era demasiadamente apegada ao pecado.

            Veja o que acontece quando uma pessoa é apegada ao pecado. Ela e sua família morava em uma das cidades mais pecaminosas da época do registro bíblico. Sodoma é conhecida por causa dos seus pecados: iidolatrías, violência e imoralidades aconteciam naquela cidade.

            Você acha que nossa cidade tem semelhanças com Sodoma?

            A Bíblia relata no capítulo 18 de Gênesis que o pecado havia chegado ao limite e Deus manda dois anjos avisarem Ló e sua família acerca da destruição da cidade e dá a seguinte ordem a eles: Não olhes para trás quando estiverem fugindo da cidade. Mas a mulher de Ló ainda que estivesse a salvo na montanha tinha o seu coração imerso naquela cidade pecaminosa a qual amava onde também morava o seu pecado. Era na cidade que estava o seu coração. "Mateus 6.21 Porque onde está o teu coração, aí estará também o teu tesouro". Desnecessário dizer que o coração daquela mulher estava naquela cidade. Aquela cidade era o seu tesouro.

            Onde está o teu coração, qual é o teu tesouro?

 

2. Alguém que cultivou uma espiritualidade sem RELEVÂNCIA para si e para Deus.

            Sabem o que é pior, o fato de ser tomada pelos anjos antes de olhar para trás sugere que a mulher de Ló até havia desenvolvido uma certa espiritualidade, não era uma IDÓLATRA, não estava envolvida com IMORALIDADES, chegou estar a salvo com sua família na montanha, mas perdeu sua vida e podíamos dizer que ela acabou perdendo sua vida por causa de uma espiritualidade sem relevância acerca das coisas de Deus.

            O que aprendo Aqui? O perigo de desenvolver uma espiritualidade sem relevância em nossas vidas.

 

3. Lembrai-vos da mulher de Ló, que menosprezou a força e a consequência do pecado.

            Qual é o preço que se paga quando se menospreza a força do pecado? A mulher de Ló, menosprezou a força e o poder que o pecado pode exercer na vida do ser humano e se há algo que tem uma força tremenda no ser humano, é o pecado. "Romanos 6:23 diz que o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna".

            O que aprendo? Aquele que menospreza o pecado e sua força no ser humano corre o sério risco de estar cultivando morte para si.

            Quais os pecados da nossa cidade que procuram enraizar em nossos corações?

 

4. Lembrai-vos da Mulher de Ló como alguém que olhou para trás.

            De fato isso é uma coisa que nos intriga: Porque que Deus deu essa ordem de não olhar para trás? Não creio que o problema estivesse no simples fato de olhar pra trás quando se faz uma releitura do que Deus fez em nossas vidas, mas no olhar com SAUDOSISMO, pois o saudosismo revela onde deseja estar o meu coração. Além do mais é preciso lembrar sempre de onde o Senhor nos tirou para nunca mais voltar o desejar para lá.

            Jesus diz o mesmo aos discípulos: "Lucas 9:62 - E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus".

            A saudade do pecado tem sido o anzol de Satanás e infelizmente tem gente sendo fisgado nessa terrível armadilha.

 

Conclusão:

            Lembrai-vos da mulher de Ló como alguém que achou que podia correr para uma nova vida, olhando para o pecado.

            Deus havia dado uma tremenda oportunidade a mulher de Ló, a oportunidade de começar uma vida nova, e equivocadamente ela pensou que podia correr ao lado de Deus para um novo horizonte, e continuar olhando para o pecado. Precisamos aprender com a atitude dessa mulher. Tem gente que acha que pode andar em duas canoas, isso não da certo. A verdade bíblica é uma só ou você anda com Deus, perto dEle, na sua luz ou anda nas trevas? Ou você escapa do pecado e vive ou você se atola de vez no pecado, ou firmados em Cristo e assentados com Ele nas regiões celestiais aguardando a manifestação dos filhos de Deus ou outro lado aguardando a terrível sentença que cairá sobre os filhos da desobediência.

            "Apocalipse 22.11 diz: Quem é injusto faça injustiça ainda; e quem está sujo suje-se ainda; e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda".

            Posso até pensar, que conselho esquisito esse, mas é porque não temos muitas alternativas ou nós corremos do pecado, ou nos atolamos no pecado. Lembre-se foi Jesus quem disse: Lembrai-vos da mulher de Ló.

            Vamos nos posicionar. Vamos orar...


Compartilhar: